PERFIL DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

Nesta edição, participaram 70 respondentes que são, em sua maioria, organizações sem fins lucrativos, constituídas como associações ou fundações (97%). Algumas empresas (3%) também participaram compartilhando apenas as informações das áreas de responsabilidade social ou relativas ao investimento social privado. Do total de participantes, 67% são associados ao GIFE e 33% não são associados.

PERFIL DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

Nesta edição, participaram 70 respondentes que são, em sua maioria, organizações sem fins lucrativos, constituídas como associações ou fundações. Participaram também algumas empresas associadas ao GIFE compartilhando apenas as informações das áreas de responsabilidade social ou relativas ao investimento social privado. Do total de participantes, 67% são associados ao GIFE e 33% não são associados.

Para a análise desses dados é importante ter em vista que a maior parte das organizações participantes atuam como investidores sociais privados e, portanto, possuem uma capacidade de mobilização de recursos privados próprios, advindos de empresas mantenedoras ou de famílias, para investimento em projetos sociais próprios ou de terceiros. Isso implica em uma particularidade: tais organizações possuem uma maior capacidade de financiamento se comparadas à média das organizações da sociedade civil, e, portanto, podem ter condições de praticar remunerações mais elevadas.

Ressalta-se outra particularidade das organizações participantes da pesquisa, 36% delas possuem orçamento anual acima de 20 milhões de reais, o que não reflete a realidade da maioria das organizações da sociedade civil do país. Entre as organizações participantes da pesquisa, apenas 13% possuem orçamento de até 1,99 milhões.

Há ainda uma ressalva relativa à distribuição regional dessas organizações. A maioria – 90% – tem a sede de sua organização situada na região Sudeste, enquanto 6% estão no Centro-Oeste, 3% no Nordeste e 1% na região Sul. A região Norte não está representada. Assim, deve-se considerar que as práticas apresentadas refletem majoritariamente a realidade da região Sudeste do país.

PERIL DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

*Este conjunto de organizações não são

representativos do universo das OSCs no Brasil.

TOTAL DE RESPONDENTES

70

INSTITUTOS E FUNDAÇÕES 97%
EMPRESAS 3%

Associados ao GIFE

47

67%

Não associados ao GIFE

23

33%

FAIXA ORÇAMENTÁRIA
DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

Até 1,99 MI 13%
De 2 a 5,99 MI 19%
De 6 a 9,99 MI 14%
De 10 a 19,99 MI 14%
De 20 a 49,99 MI 20%
Acima de 50 MI 16%
Não informado 4%

NÚMERO DE COLABORADORES

Até 10 33%
De 11 a 30 23%
De 31 a 50 8%
Acima de 50 33%
Não informado 3%

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL

0
%
SUDESTE
0
%
CENTRO-OESTE
0
%
NORDESTE
0
%
SUL

ESCOPO DA PESQUISA

70 organizações participantes
Mais de 4000 mil colaboradores mapeados
Mais de 110 cargos pesquisados*
0
Presidentes
0
Diretores
0
Gerentes
0
Coordenadores e Supervisores
0
Especialistas e Analistas
0
Assistentes